O eSOCIAL em condomínios traz algumas dúvidas, mas o que significa eSOCIAL? Consiste na escrituração digital da folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais relativas a todo e qualquer vínculo trabalhista contratado no Brasil, sendo ainda, um módulo no âmbito do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital).
Com eSOCIAL a responsabilidade dos Condomínios e por conseguinte dos Síndicos aumentou e muito, antes do eSocial, os síndicos costumavam passar as informações relacionadas aos empregados no final do mês aos escritórios de contabilidade e administradoras, e isso agora mudou. Os dados não podem mais ser enviados depois de acontecerem, que dizer, uma demissão ou admissão, férias, licença-maternidade, retornos de qualquer natureza, tudo, deve ser informado com antecedência, com isso afastando a possibilidade de multas. Certamente, o eSOCIAL em condomínio traz algumas dúvidas, mas os Síndicos devem estar atentos as informações e interagindo constantemente com a empresa administradora.
O maior desafio é a mudança de cultura nos condomínios, principalmente, em relação ao síndico, para que este esteja ciente da sua responsabilidade, trabalhando junto com o escritório de Contabilidade ou Administradora, evitando atrasos no envio das informações e da documentação. A colaboração do Síndico é essencial para que a empresa contratada possa realizar o envio dos eventos para o eSOCIAL dentro do prazo, vale lembrar que as multas serão pesadas.
FIQUE ATENTO AOS PRAZOS!!!